Numa mesma estrada...caminhares!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Agu[ardente] em mim!

liquida

Era líquida a menina, transparente, fluída e vital....liquefazia –se por vocação. (Agua)rdava com ansiedade os dias de chuva, não se continha, olhava pro céu e pedia... que não seja passageira...que não seja passageira....queria sair pra rua e se molhar inteira...

...é que matava a sede de vida aos goles de tempestades.

...Erikah Azzevedo...

Janina___Watersplash_by_JaninaN

Um pingo d’água que hoje é de chuva , ontem foi de um lago, de um rio ou de um mar... Admiro na água, o carregar-se, em si mesma, o poder de transmutar , o saber-se perder, o deixar-se perder , pra depois se achar...

Erikah Azzevedo

Quando vem a chuva me sinto mais leve, mais solta, mais limpa... mais fluida...a chuva lava e leva tudo de sólido, porque sólidas parecem ser as tristezas e as dores.. fortes, agregadas e compactadas. E a chuva vem, tão fragil . tão agua … e limpa, lava e leva tudo embora com ela...será que a chuva é liquida porque o céu se derrete pra também nos fazer entender que é preciso em nós aprender a liquefazer o sentimento? Ver o sentimento pouco a pouco derreter...

Será que a s lagrimas são gotas de chuva quando chove-nos dentro?

…Erikah Azzevedo…

chuva

Sentir os sentidos da chuva
Como a deixá-la chover em nós
Ouvir seu ritmo-barulho
Como sinfonia de pingos que bailam
Ter a visão da chuva
Em lágrimas doces dos olhos do céu
Inalar o cheiro da chuva
E a essência da terra molhada
Como dá gosto
Sentir o gosto da chuva
O tato da chuva
Dedilhando-nos a pele
E af(o)gando-nos o cabelo

Katyuscia Carvalho

sábado, 19 de dezembro de 2009

Ela era no presente e num presente constante, sem tempos futuros…

Claro, o dia de amanhã cuidará do dia de amanhã
e tudo chegará no tempo exato. Mas e o dia de hoje?
Só quero ir indo junto com as coisas, ir sendo junto
com elas, ao mesmo tempo, até um lugar que
não sei onde fica, e que você até pode chamar de morte,
mas eu chamo apenas de porto!"

- Caio Fernando Abreu-

olhoo

Desaprendeu a viver de passados...valorizou o exato momento do agora e sabia que precisava aprender a viver de agoras sempre. Um minuto atrás já passou- ela pensou...o viver é móvel e a vida é no instante.

.. Erikah Azzevedo…

513e0b5af4a2e28be7f08e76a254eee6

“(...)O presente é o instante em que a roda do automóvel em alta velocidade toca minimamente no chão. E a parte da roda que ainda não tocou, tocará em um imediato que absorve o instante presente e torna-o passado. Eu, viva e tremeluzente como os instantes, acendo-me e me apago, acendo e apago, acendo e apago.(...)

(...) Tenho um pouco de medo: medo ainda de me entregar pois o próximo instante é o desconhecido. O próximo instante é feito por mim? Fazemo-lo juntos com a respiração. E com uma desenvoltura de toureiro na arena.(...)

Clarice Lispector, excertos in agua viva.

atras

Seguir em frente todos seguem, a vida não tem marcha ré e isso todos sabem... mas algumas pessoas vão adiante sem enxergar nada a sua frente, é que mantêm seus olhos pendurados nas costas pra continuar enxergando somente o que passou....

É preciso perseguir o adiante e sentir com tudo - pele , ossos e músculos. O instante é visceral . A vida é no agora e o meu agora tá lá na frente…

… é pra lá que eu vou.

…Erikah Azzevedo…

riso_2

“ (…)não sei captar o que existe senão vivendo aqui cada coisa que surgir e não importa o quê: estou quase livre de meus erros. Deixo o cavalo livre correr fogoso(…)

[Clarice Lispector, in agua viva]

3DclockTenho tudo pronto dentro de mim
e uma alma que só sabe viver presentes.
Sem esperas, sem amarras,
sem receios, sem cobertas,
sem sentido, sem passados
[Caio Fernando Abreu]

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Fe_rtil(idade)…

 

Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.

Fernando Pesssoa

image

Eu quero, eu posso, eu consigo..
Deve-se conjugar os verbos na maneira mais correta…. no presente de um indicatuvo de positividade  para que as palavras fertilizem o pensamento e suas raízes adentrem o campo dos sonhos...seguindo livre, arrebentando sem medo, criando atalho e abrindo caminhos.
Tudo se torna possível quando se acredita.. .porque sonho se planta mesmo é em terra de fé....Onde se plantando tudo dá !

Depois é só colher…

...Erikah Azzevedo...

"Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo,
prefiro acreditar no mundo do meu jeito."

Renato Russo

Tocada…

 

“Desculpa, digo, mas se eu não tocar você agora vou perder toda a naturalidade,
não conseguirei dizer mais nada,
não tenho culpa,
estou apenas me sentindo sem controle,
não me entenda mal,
não me entenda bem,
é só esta vontade quase simples
de estender o braço para tocar você..."
[Caio F. Abreu]

Me toca, e por favor..... não sê breve, se conseguir parar o tempo o faça, ficarei inérte, segurando cada segundo "desertor" insistindo em correr.

image

Tenho pessoas que me são virtuais e que me fazem sentir muito mais abraçada do que as que chamamos de real.

Tudo, ou quase tudo é relativo....a distancia, o real, o virtual...o sentimento é que não... ou se sente ou não se sente, sem sentir não faz sentido, é ele que abraça, que beija , que toca...não o corpo..o corpo é apenas ponte. seguimento que se segue, um depois, um a partir...extensão.

As palavras têm mãos que tocam e se permitem tocar e trazem dentro delas um olhar cheio de brilho - têm um jeito de olhar próprio- Um olhar além dos sentidos cognitivos todos... que vibra, que sente e que toca.

Conjugar o verbo tocar no verbo sentir, definitivamente, comigo tem sido assim!

Olhando-me ou não, tocando-me ou não, quando sinto, o outro fica retido em mim.

Sentir pra depois reter eis o limite da minha profundidade.

Só o que se sente é que nos fica de permanente, em continuidade, reciprocidade. Concreto ou abstrato, seja qual for essa a forma de se sentir... Definitivamente, comigo tem sido assim!

…Erikah Azzevedo…

imagePor não ser ao vivo, perde o caráter afetivo? Nem se discute que o encontro é sagrado. Mas é possível estar ao lado de quem a gente gosta por outros meios. Quando leio um livro indicado por uma amiga, fico mais próxima dela. Quando mando flores, vou junto com o cartão. Já visitei um pequeno lugarejo só para sentir o impacto que uma pessoa querida havia sentido, anos antes. Também é estar junto.
Sendo assim, bilhetes, e-mails, livros e quindins na portaria não é distância: é só um outro tipo de abraço."

Martha Medeiros

domingo, 13 de dezembro de 2009

Um segredo a compartilhar…

"... remexa na memória, na infância, nos sonhos, nas tensões, nos fracassos, nas mágoas, nos delírios mais alucinados, nas esperanças mais descabidas, na fantasia mais desgalopada, nas vontades mais homicidas, no mais aparentemente inconfessável, nas culpas mais terríveis, nos lirismos mais idiotas, na confusão mais generalizada, no fundo do poço sem fundo do inconsciente: é lá que está o seu texto. sobretudo, não se angustie procurando-o: ele vem até você, quando você e ele estiverem prontos."

Caio Fernando Abreu.

image

- lembrança...... tenho todas catalogadas, e me pego sorrindo "sozinho" as vezes..... e as ruins, deixo no arquivo morto, onde só entram folhas "rabiscadas" e jamais volto a folhea-las.

- pois é... mas o que fazes com as lembranças alegres que te deixam triste ao serem lembradas...rsrsrs

- Vou apagando escondido com borracha monopolizada todas às noites.... durante o sono, uma consoante aqui, uma vogal ali.... até a frase perder sentido. Mas isso é um segredo...ok!

image

Por que não devemos escrever as coisas a tinta , ferro e fogo..de maneira permanente... é preciso usar a borracha e apagar as coisas que negativamente mexem com a gente.... exercitar a memória para o que há de doce , suave e macio somente....

...Erikah Azzevedo...

image

“Chegar ao centro, sem partir-se em mil fragmentos pelo caminho. Completo, total. Sem deixar pedaço algum para trás.”

(Caio Fernando Abreu)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Um olhar….

 

"Olha, sabe duma coisa que eu aprendi? o segredo do belo está aqui, oh. na sua cuca, no seu olho que realmente vê, dentro de você. se você souber olhar as coisas dum jeito mágico, tudo fica mais bonito."

[Caio Fernando Abreu.]

image

Tinha pupilas que pareciam serem feitas de purpurina, eram cheias de pontos brilhantes no fundo... minúsculas estrelinhas , grandes significados....é que via poesia em tudo que tocava, ou será que tudo que ela tocava é que virava poesia?

Seus olhos pulsavam vida!

…Erikah Azzevedo…

  image

''sei lá, tem sempre um pôr-do-sol esperando para ser visto, uma árvore, um pássaro, um rio, uma nuvem. Pelo menos sorria, procure sentir amor. Imagine, invente, sonhe… voe. Se a realidade te alimenta com merda, meu irmão, a mente pode te alimentar com flores. Eu não estou fazendo nada de errado, só estou tentando deixar as coisas um pouco mais bonitas.''
´[Caio Fernando Abreu.]

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Fadas ou bruxas?

 

image

É comum encontrarmos  mulheres que se dizem fadas ou esteriotipam-se como..num sonho. Talvez pela presença tão forte  em lembrança dos contos de fadas…nós mulheres somos sempre meninas.

Mas e se eu disser  que  prefiro ser bruxa?

Estas são mais humanas, em seus sentimentos diversos, cheias de imperfeições, poções de encantamento, artimanhas...sabem verdadeiramente o significado da palavra enfeitiçar...sofrem, odeiam, xingam...porém também amam. Têm defeitos e acima de tudo pra mim é essa a maior qualidade das bruxas...As fadas são seres mitológicos....a bruxas...será que alguém duvida que elas verdadeiramente existem? Não consigo captar a idéia da existência de pessoas q ue só possuem virtudes ...É no erro que nos aprofundamos, nos sentimentos ruins também evoluímos. As fadas a mim já nasceram do tamanho que hoje são, enormes em sentimento, boas por natureza, não tem mais pra onde se alargar...e eu confesso-te, sem medo, que não quero ser grande, eu prefiro ser pequena, pra que eu possa ter por onde crescer....Porque é só crescendo que me sinto inteira.

...Erikah Azzevedo...

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Num respirar que nos faça faltar o ar…

resp2

Por que o som da paixão
é o do respirar de dois corações
soltos no vento
batendo num mesmo compasso e
ao mesmo tempo!

...e se há cheiro de amor no ar ;

Haja fôlego!

...Erikah Azzevedo...

sábado, 5 de dezembro de 2009

Um estar de borboleta…

 

E nem entendo aquilo o que entendo:
pois estou infinitamente
maior que eu mesma,
e não me alcanço."

Clarice Lispector

Metamorphosis__The_Butterfly_by_Barbiedoll

Ela era tão grande...mas tão grande... porque sonhava, porque acreditava em dias melhores, na reciprocidade dos sentimentos, nas boas intenções do outro, na amizade e no amor. Sabia que o amor era a ferramenta e o caminho para toda espera e de toda superação, que o melhor lugar para o coração bater é em outro peito e que no seu peito batia também um outro coração. Acreditava como quem acreditava em si mesma, no saber-se ir além das evidencias, da lógica...e não tinha medo! Tinha épocas que se contentava em se arrastar pelo casulo na certeza que logo, logo teria asas pra voar...e voava... Leve. livre, colorida e linda. Sentia-se como uma borboleta pequenina, mas sem saber, ela era do tamanho da imensidão dos céus que tinha pra conquistar, ela era tão grande, mas tão grande que nem sabia como cabia dentro de si mesma...só se sentia extravasar.

…Erikah Azzevedo...

butter

                     ''..Eu apenas queria que você soubesse que aquela alegria ainda está comigo...
E que a minha ternura não ficou na estrada, não ficou no tempo, presa na poeira.. 
Eu apenas queria que você soubesse que esta menina hoje é uma mulher, e que esta mulher é uma menina que colheu seu fruto, flor do seu carinho...
Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta, que hoje, eu me gosto muito mais porque me entendo muito mais também...
E que a atitude de recomeçar é todo dia, toda hora..
É se respeitar na sua força e fé, é se olhar bem fundo até o dedão do pé...
Eu apenas queria que você soubesse que essa criança brinca nesta roda e não teme o corte das novas feridas pois tem a saúde que aprendeu com a vida "...

Gonzaguinha

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Dois em um….

9187cc827ad03e4f4380dd179fc08c86

 

Coração só consegue ser um no dia que percebe ter nascido metade.

...Erikah Azzevedo...

CASAL_CUTI

,   O amor só é lindo,quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser."

Mario Quintana

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O sonho como medida…

 

Eu quero um colo, um berço,
um braço quente em torno ao meu pescoço.
Uma voz que cante baixo e pareça querer me fazer chorar.
Eu quero um calor no inverno...
Um extravio morno de minha consciência e depois sem som,
um sonho calmo, um espaço enorme,
como a lua rodando entre as estrelas.

-Fernando Pessoa-

Touch_the_Star_by_Ilayda_Arts

Dizem que busco o muito , que sonho demais , sempre o impossível, o inexistente, o inacessível, o improvável, sempre mais , mais e mais ...mas o que realmente desejo, o que realmente quero resume-se em uma só palavra....tudo.

Não quero pequenas doses, minúsculas porções....Eu quero o que é a vida pode me dar, e ela sempre nos da o que nos é possível de sonhar e não se pode querer sonhar piscinas quando é de sonhos de cachoeiras e de mar que se precisa... eu sonho além, eu quero o além, porque com contas-gotas não se mata a sede de ninguém...muito menos a minha.

…Erikah Azzevedo…

Yum_by_homigl14 

“ (…)Nada em mim pára, nada em mim é morno, nada é pouco, não existe sinal vermelho no meu caminho que se abre e me chama. E eu vou... Com o coração na mochila, o lápis borrado, o sorriso e a dúvida, a coragem e o medo, mas vou... Não digo: "estou indo", não digo: "daqui a pouco", nada tem hora a não ser agora.(…)”

Fernanda Mello

barra_82