Numa mesma estrada...caminhares!

sábado, 30 de outubro de 2010

Dos que nasceram pra somar.....



É das amizades que tiramos a força necessária a cada renascimento e os ingredientes usados em todas as nossas transformações.

Um amigo é sempre um impulso para a beleza no adiante…pés que nos guiam no prosseguir ... olhar que docifica um instante… braços sempre abertos pra acudir…um abraçar sempre constante…mãos sempre prontas pra aplaudir...

É através do olhar do amigo que nos olhamos melhor, nas semelhanças - o que vem pra reforçar, nas diferenças - o que vem pra complementar....são olhares que acreditam, aconselham, vivificam,  se espelham e se aconchegam.... se necessitam.

…Olhares onde habitam um mesmo sentir.

É através do olhar de um amigo que vemos melhor o horizonte, esse olhar que é sempre ponte, olhar que é sempre fonte ...de abrigo e proteção....

Todo amigo é um sexto sentido... um terceiro olho....um segundo coração!...

…Erikah Azzevedo…


Para conhecermos os amigos
é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça.
No sucesso, verificamos a quantidade
e, na desgraça, a qualidade.

Confúcio

Esse post é uma homenagem a todos meus amigos e em especial a uma amiga muito querida que hoje me ajudou a recuperar o Layout do meu blog, e acabou com meu desespero, quem apareceu aqui deve ter notado como ele ficou…Callie querida, obrigadissima viu!?.

Deus te dê amigos assim, tal como és…sempre! Te adoro!

Erikah


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Metamorfoseio...




metamorfose-borboleta-largata
Disse a flor para o pequeno príncipe:
é preciso que eu suporte duas ou três larvas
se quiser conhecer as borboletas.
(Exupery)

Ser de rastejares valoriza o transceder nos ares....Aprendi no estar de pupas , a fazer crescer o meu desejo de libertares, depois de  me sentir chão, sei melhor esse usar de asas. Esses mecanismos singulares, o  romper casulos, o ganhar os ares... por que o que não mata, amor[tece]....e o que me faz sofrer também fortalece...
Teço vida, fortaleço, cambaleio,  enlouqueço, esfomeio, entorpeço, anseio, engrandeço...
Metamorfoseio...
Articulo, acumulo vontades, veiculo verdades, ejaculo coragens...venço meu casulo.
É o fio da vida que se tece, o sofrer também aquece quando enobrece e faz crescer.
.
....Erikah Azzevedo...
Borboleta-metamorfose-largata
"Não haverá borboletas
se a vida não passar
por longas e silenciosas metamorfoses."
(Rubem Alves)


Não sou de lineares, eu sou mais é de mudanças.  Finco os meus pilares...sustento-me com vida...meu desejo de liberdade veio em doses cavalares... Estou em paz , faço do casulo minha toca, e em tudo que toco sinto-me capaz. Pulso nas jugulares o sangue que carrega a força de transpor todos os pesares, minha fome de viver é voraz, sou de "borboletares"...e limitações não me pegam mais. 
...Erikah Azzevedo...

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Enfrentamentos...

renascimento-morte-terra-cultivar-uterino

É preciso  um olhar uterino sobre as coisas, entender que o viver é um renascer diário, e que é preciso sim gerar uma boa dose de coragem, de força  , de superação,  de vontade de luta e de amor a vida todos os dias…... Há que se ter a face a mostra, a sabor do vento, ao labor do tempo e a epiderme exposta , debulhadas por sois e chuvas , calores e frios.  . Eu sou de partos e partidas, cicatrizes e feridas,e há sempre  uma pitada de medo nesse punhado de desafios  mas sou de en.fren.ta.men.tos…. Eu abro  ventres, eu sigo em frente e  rompo entranhas se for preciso,  é comendo a minha propria placenta que tenho sobrevivido.

…Erikah Azzevedo…

nascimento-fencundar-terra-plantação

Tinha a pele exposta e os sentidos todos aflorados, inclusive aqueles não catalogados...decidiu–se  por sentir…e é assim mesmo, há o que dilacera mas há também o que aconchega.

..Amplitudes, plenitudes...Intensidades… dimensões, atitudes….coragens!

.

...Erikah Azzevedo…




terça-feira, 12 de outubro de 2010

Feita de tempos presentes....


Claro, o dia de amanhã cuidará do dia de amanhã
e tudo chegará no tempo exato. Mas e o dia de hoje?
Só quero ir indo junto com as coisas, ir sendo junto
com elas, ao mesmo tempo, até um lugar que
não sei onde fica, e que você até pode chamar de morte,
mas eu chamo apenas de porto!"

- Caio Fernando Abreu-


Desaprendeu a viver de passados...
valorizou o exato momento do agora
e sabia que precisava aprender a viver de agoras sempre.
Um minuto atrás já passou - ela pensou...
o viver é móvel e a vida é no instante.

.. Erikah Azzevedo…

solar-sol-verão

“(...)O presente é o instante em que a roda do automóvel em alta velocidade toca minimamente no chão. E a parte da roda que ainda não tocou, tocará em um imediato que absorve o instante presente e torna-o passado. Eu, viva e tremeluzente como os instantes, acendo-me e me apago, acendo e apago, acendo e apago.(...)

(...) Tenho um pouco de medo: medo ainda de me entregar pois o próximo instante é o desconhecido. O próximo instante é feito por mim? Fazemo-lo juntos com a respiração. E com uma desenvoltura de toureiro na arena.(...)

Clarice Lispector, excertos in agua viva.

atras

Seguir em frente todos seguem, a vida não tem marcha ré e isso todos sabem... mas algumas pessoas vão adiante sem enxergar nada a sua frente, é que mantêm seus olhos pendurados nas costas pra continuar enxergando somente o que passou....

É preciso perseguir o adiante e sentir com tudo - pele , ossos e músculos. O instante é visceral . A vida é no agora e o meu agora tá lá na frente…

… é pra lá que eu vou.

…Erikah Azzevedo…

riso_2

“ (…)não sei captar o que existe senão vivendo aqui cada coisa que surgir e não importa o quê: estou quase livre de meus erros. Deixo o cavalo livre correr fogoso(…)

[Clarice Lispector, in agua viva]

3DclockTenho tudo pronto dentro de mim
e uma alma que só sabe viver presentes.
Sem esperas, sem amarras,
sem receios, sem cobertas,
sem sentido, sem passados
[Caio Fernando Abreu]

.

.

.

ps: Esse post é repetido porque o sentir também se repetiu, e como é um texto pouco conhecido decidi postá-lo novamente. ….post original foi escrito aqui

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Certezas...

"Compreendi, então, que a vida não é uma sonata que,
para realizar a sua beleza, tem de ser tocada até o fim.
Dei-me conta, ao contrário, de que a vida é um álbum
de mini-sonatas. Cada momento de beleza vivido e amado,
por efêmero que seja, é uma experiência completa
que está destinada à eternidade.
Um único momento de
beleza e amor justifica a vida inteira."

(Rubem Alves)



Ficava procurando tesouros em minas perigosas, em cantos escuros, esquinas, becos ... lugares improváveis e absurdos, e esquecia de procurá-los dentro de mim mesma...é porque  me procurava e também não me achava. A vida, meus amigos,  é uma eterna busca pelo infinito, pelo que há de mais bonito, é um que de perfeição onde só o imperfeito vive...uma constante procura....uma eterna magia.  E viver tem sido , a mim,  inexplicavelmente mágico. Vivo e só vivo porque sinto.... procurar o que me faça  sentir, meus pequenos tesouros, tem me aberto um mundo  de vivencias e possibilidades....a isso eu chamo de intensidade porque vida  que é vida precisa ser devorada e digerida jamais mastigada pela metade.

...Erikah Azzevedo....

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Das aprendizagens…

Se a beleza sonhada é maior que a vivente,
dizei-me:não quereis ou não sabeis ser sonho?
Eu sou essa pessoa a quem o vento rasga.

Cecília Meireles


É tanta coisa que vai nos acontecendo, em relação as pessoas, á vida... tudo muda de segundo em segundo... E eu vou seguindo , sem medos, mas  cada vez tenho aprendido a não mais abrir pra muitos a minha caixinhas de segredos.... É que guardo tantas coisas lá dentro, preciosidades feitas de palavras, pensamentos,  armas que sempre lutam por paz. E sigo em frente, aprendendo com o antes e o ontem mas vivendo  de  agoras.... e  dessas horas  sem demoras, cheias de pressa por acontecer....

Aprendi a   driblar e enfrentar as decepções e as tristezas , a viver o dia a dia com todas as suas surpresas, a ser de instantes e a manter meus olhos no adiante...um olhar de brilho, de coração pulsante....olhar de sonho, aconchego e alento...Olhos de aumento pra o que na vida há de mais  importante...o sentimento.

E eu sei...Deus  sempre me protege ..sinto isso... e nisso eu não me iludo....acredito  Nele e vou com tudo....

...É que meu pedacinho de fé tem o  tamanho do mundo.

... Erikah Azzevedo...



 

A este Deus
que levanta a poeira dos caminhos
os levando a voar
consagro este suspiro
nele cresça
até virar vendaval.
(Leminsk)

“Que minha humildade seja como a chuva desejada caindo mansa,
 longa noite escura, numa terra sedenta e num telhado velho.”

(Cora Coralina)