Numa mesma estrada...caminhares!

domingo, 11 de julho de 2010

Ser (com verdade) é imprescindível….

 

Influenciar uma pessoa é dar-lhe a nossa própria alma. O indivíduo deixa de pensar com os seus próprios pensamentos ou de arder com as suas próprias paixões. As suas virtudes não lhe são naturais. Os seus pecados, se é que existe tal coisa, são tomados de empréstimo. Torna-se o eco de uma música alheia, o ator de um papel que não foi escrito para ele. O objetivo da vida é o desenvolvimento próprio, a total percepção da própria natureza, é para isso que cada um de nós vem ao mundo.
Hoje em dia as pessoas têm medo de si próprias. Esqueceram o maior de todos os deveres, o dever para consigo mesmos. É verdade que são caridosas. Alimentam os esfomeados e vestem os pobres. Mas as suas próprias almas morrem de fome e estão nuas. A coragem desapareceu da nossa raça e se calhar nunca a tivemos realmente. O temor à sociedade, que é a base da moral, e o temor a Deus, que é o segredo da religião, são as duas coisas que nos governam.


(Oscar Wilde)

 49a276f358d8a0efdc655a5f78881c413dddd2c3

Vendemos uma imagem que não somos, atitudes que não costumamos ter , palavras que não pensamos e nem imaginávamos escrever e muitas vezes, vendemos até a alma. Eu confesso que cansei desses comportamentos repetitivos, e dessas personalidades pré-formatadas, dos que são só pra ter aceitação e não por que querem ser. Tenho uma queda para o que foge da normalidade e ando querendo evitar o comum e  o socialmente legitimizado...eu gosto é do confuso, do torto, do desajustado, do que é estranho, imperfeito, bagunçado... do que é sobretudo original e cheio de personalidade. Gosto dos que se assumem sendo, do que se demonstram ser tal como se é.... dos que se encaram no espelho, sem máscaras...nem medos!  Dos que sabem ser verdadeiros.

….Erikah Azzevedo…

 

157c65581655276bdd08ccc70742503f7f3ec642

"... Imagine um mundo de coisas limpas e bonitas,
onde a gente não seja obrigado a fugir, fingir ou mentir,
onde a gente não tenha medo nem se sinta confuso
(não haverá a palavra nem a coisa confusão,
porque tudo será nítido e claro), onde as pessoas não
se machuquem umas às outras, onde o que a gente é apareça nos olhos,
na expressão do rosto, em todos os movimentos
!"

(Caio Fernando Abreu)

 

Que nada nos limite...
Que nada nos defina...
Que nada nos sujeite...
Que a liberdade seja
a nossa própria substância...

(Simone Beauvoir)

Inspirado no Blog da Suzi

 

36 comentários:

  1. .
    .
    .


    You Learn TRADUÇÃO
    Alanis Morissette

    Eu recomendo ter o coração menosprezado
    a qualquer pessoa
    Yeah, oh yeah, yeah
    Eu recomendo andar nú
    pela sua sala de estar
    Yeah


    engula-a
    (que pílula ruim)
    Ela faz tão bem
    (nadando em seu estômago)
    Espere até a poeira abaixar


    Você vive, você aprende,
    você ama, você aprende
    Você chora, você aprende,
    você perde, você aprende
    Você sangra, você aprende,
    você grita, você aprende


    Eu recomendo morder mais do que pode mastigar,
    para qualquer um
    Eu certamente dou,
    Recomendo colocar seu pé na sua boca
    a qualquer hora
    Sinta-se livre,


    jogue-a para baixo
    A cautela lhe protege do vento,
    suspenda-a
    ( aos raios )
    Espere e veja quando a fumaça sumir


    Você vive, você aprende,
    você ama, você aprende
    Você chora, você aprende,
    você perde, você aprende
    Você sangra, você aprende,
    você grita, você aprende


    Solte-se
    (como uma criança de 3 anos faria)
    Enterneça-se
    (eventualmente você fará de qualquer jeito )
    Os caminhões de bombeiro estão chegando na curva


    Você vive, você aprende,
    você ama, você aprende
    Você chora, você aprende,
    você perde, você aprende
    Você sangra, você aprende,
    você grita, você aprende


    Você se aflige, você aprende,
    você se sufoca, você aprende
    Você ri, você aprende,
    você escolhe, você aprende
    Você reza, você aprende,
    você pergunta, você aprende
    Você vive, você aprende
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .







    Vendemos uma imagem que não somos, atitudes que não costumamos ter , palavras que não pensamos e nem imaginávamos escrever e muitas vezes, vendemos até a alma. Eu confesso que cansei desses comportamentos repetitivos, e dessas personalidades pré-formatadas, dos que são só pra ter aceitação e não por que querem ser. Tenho uma queda para o que foge da normalidade e ando querendo evitar o comum e o socialmente legitimizado...eu gosto é do confuso, do torto, do desajustado, do que é estranho, imperfeito, bagunçado... do que é sobretudo original e cheio de personalidade. Gosto dos que se assumem sendo, do que se demonstram ser tal como se é.... dos que se encaram no espelho, sem máscaras...nem medos! Dos que sabem ser verdadeiros.

    ….Erikah Azzevedo…

    ResponderExcluir
  2. Me fez lembrar os contos de fadas tá refletidos na imagem que vendemos de principes e princesas na conquista,depois as máscaras vão caindo e entre sapos e bruxas o trabalho é bem maior para conhecermos a nós mesmos.Vou te contar amiga,vivi dormindo durante anos da minha vida,quando acordei e entrei na realidade ainda levou uns 10 anos pra me conhecer melhor e assumir tudo que fiz comigo sem responsabilizar ninguém. Doeu demais,um mergulho lento e profundo com ajuda é claro,pois conviver comigo mesma não foi nada fácil.Também não acredito em mudanças de um dia para o outro,a coisa é lenta e vem as tentações,as repetições e a arte de sacar e "fazer diferente". Os sentimentos afloram com naturalidade e a busca da expontaneidade aos poucos se concretiza. O julgamento vai nos abandonando e passamos a respeitar e compreender o outro. " Conhece-te a ti mesmo". Ainda caminho a passos lentos e a máscara da mulher profissional e provedora ainda me incomoda bastante,uma hora consigo,mas, não minto pra mim de jeito nenhum. Sou assumida no que sinto e no que faço. Fazer "tipo"? Jamais! Viver dormindo não me trouxe nenhuma felicidade,só alienação e resignação. rs...
    Adorei o tema aqui. Obrigada pela visita tão encantadora,gostei demais!Montão de bjs e abraços e um excelente domingo

    ResponderExcluir
  3. ô Elaine...

    Que linda que és menina, que participação bonita essa que tiveste neste post, sobretudo pela coragem se expor e de se demonstrar tal como se é, de se considerar imperfeita e de estar pouco a pouco aprendendo a buscar essa perfeição..e ser assumida no que sentes e fazes já é o melhor caminho a ser seguido menina...esse teu desabafo me fez lembrar de uma carta que a Clarice Lispector escreveu pra uma amiga que estava em um outro continente e na carta ela dizia assim...deixo aqui tb pra vc minha flor, talvez tb te sirva...sabe, eu adoro me ler no que outras pessoas escrevem, talvez vc goste por isso que te deixo:

    “(…)Mas o que eu queria dizer é que a gente é muito preciosa, e que é somente até certo ponto que a gente pode desistir de si própria e se dar aos outros e às circunstâncias. Depois de uma pessoa perder o respeito de si mesma e o respeito de suas próprias necessidades, depois disso fica- se um pouco um trapo.

    Você veria que há certos momentos em que o primeiro dever a realizar é em relação a si mesmo. (...) Para me adaptar ao que era inadaptável (...) tive que cortar meus aguilhões, cortei em mim a força que poderia fazer mal aos outros e a mim. E com isso cortei também minha força. (...) Não pude deixar de querer lhe mostrar o que pode acontecer com uma pessoa que fez pacto com todos, e que se esqueceu de que o nó vital de uma pessoa deve ser respeitado.

    Não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar a mesma.
    Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso, nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.

    Ouça meu conselho, ouça meu pedido: respeite a você, mais do que aos outros, respeite suas exigências, respeite mesmo o que é ruim em você – respeite sobretudo o que você imagina que é ruim em você – pelo amor de Deus, não queira fazer de vo cê uma pessoa perfeita – não copie uma pessoa ideal, copie você mesma – é esse o único meio de viver(…)”

    Clarice Lispector-


    Um beijo querida, e um abraço bem forte e sentido...desses de quebrar os ossinho.

    Erikah

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez foi comprovado que vc é realmente minha alma gêmea, hoje escrevi essa frase no msn:

    Minha transparência me torna indecente, minha alma anda pelada por aí, se você é sensível a esse tipo de nudez não se aproxime de mim.

    Não tem tudo a ver com seu post?
    Escrevi antes de vir aqui, estamos sempre em sintonia, entre nossas almas não existem vestes disfarçando imperfeições, nos mostramos como somos , a única roupa que nos cobre é o amor.

    Beijos minha alma gêmea!!

    ResponderExcluir
  5. Erikah, esse post tá lindo, cheio de pensamentos que dão o que falar. Somos o que nos deixamos ser, sem muito tempo pra mostar nossa verdadeira face. Até por que, as pessoas não estão interessadas em ver, elas veem só o que querem, e nós, em contrapartida, escondemos o resto pra nós mesmos, por medo de assumir o nosso verdadeiro eu. Tudo é questão de convenção. O que conta é isso. É difícil ser autêntico. Todo mundo prefere a hipocrisia.

    Adorei a postagem!
    PerBeijos pra ti e ótimo domingo!feita!

    ResponderExcluir
  6. Seria perfeito amada,este mundo já existiu em outrora agora o q resta dele são fragmentos.
    Amei a sua postagem.
    Parabénsssssssssssssss.
    O vídeo tá linnnnnnnndo.
    Obrigado pela visita.
    Seja sempre bem vinda.

    ResponderExcluir
  7. Não tinha visto,dificilmente volto ao mesmo post que comentei. Foi muito bom ter me avisado. Ah lá vieram repetidos uns 8 comentários ahahahah.Acontece muito.
    Então a Clarisse esse ser iluminado capta a alma das mulheres resignadas. A ingenuidade e os equívocos comentidos em nome de algo que não nós mesmas tem um preço alto e necessário para esse resgate de uma personalidade adormecida.
    Respeito e limite eu não tinha por mim,ia além do que podia para agradar,não dizia "não". A vida foi então colocando em meu caminho situações de desrespeito total e invasões absurdas.Tive que aprender a enfrentar meus próprios fantasmas. Alguns já se foram quando adquiri respeito por mim e não vieram sem dor. Foi a duras penas. Aprendi a dizer "sim" pra mim e "não" para o outro e percebi que não deixei de ter afeto por isso. Sou uma pessoa prestativa e solidária,faz parte do meu "eu" pois isso me dá prazer. A gratidão é minha aliada sempre e não fazer aos outros o que não gosto que façam a mim também me dão a paz que tanto preciso pra continuar.Vou seguindo aprendendo e sentindo-me privilegiada por ter amizades verdadeiras que já vem de 30 anos. Meus defeitos estão aqui,porém,quem não os tem?
    Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  8. Erikah!!
    Pra variar, adorei o texto, juntamente com seu ponto de vista.
    E é bem por ai.
    As pessoas enxergam na gente, o que elas querem.
    Por outro lado, muitas pessoas tbm se mostram com o querem. Sabe aquela coisa de "maquiar" a personalidade?
    Eu to foraaaaaaaaaa de ser assim, e tbm de gente assim (Confesso).
    Eu já enfrentei altas barras, por ser como sou.
    Me assumo assim, e vou MORRER assim.
    Eu sou verdadeira demais tbm!
    Falo o que EU quero, vivo como EU quero, e não mudo as minhas convicções por nada e ninguem nesse mundo.
    Eu tenho um faro FDP (desculpe a expressão), pra (re)conhecer gente que se esconde. Pessoas que usam máscaras. Manja aquela pessoa politicamente perfeita? Pois é.
    Até nas palavras que elas usam, impregnadas de mentiras.

    Tenho uma queda para o que foge da normalidade e ando querendo evitar o comum e o socialmente legitimizado.
    Caraca, perfeitoooooo!!
    Tão bom, realmente, a gente se olhar no espelho sem medo.

    Um abraço gigantescooooooo!

    ResponderExcluir
  9. Erikah, muito bom seu texto. Dias desses estava pensando algo similar. Acho tão ruim e retrô sermos o que não somos!!!! Um beijo =*

    ResponderExcluir
  10. oscar wilde... um grande senhor. e concordo com tudo o que disseste.

    um obrigada muito sincero pelo comentário, erikah. passa no meu blog sempre que quiseres :)

    beijinho *

    ResponderExcluir
  11. Nessa vida somos parte de um todo,,,influenciamos e somos influenciados,,,é uma troca,,,,beijos de otima semana pra ti.

    ResponderExcluir
  12. E é por isso que eu gosto tanto daqui e de ti, falas lindamente o que tem que falar e o que pensa.

    Meu beijo pra ti.

    *

    ResponderExcluir
  13. Nossa, adorei mesmo essa postagem querida...
    eu cansei de fingir ser algo que não sou e muitas vezes me senti mal por isso, agora ser eu é ser livre*

    Não custa tentar, beijão*

    ResponderExcluir
  14. Uauu, parabéns pela brilhante abordagem !! Uma postagem de maestria e inteligência. É sempre muito bom estar no teu espaço. Beijos e uma semana abençoada pra ti.

    ResponderExcluir
  15. Erikah:
    já somos duas.
    agendei para amanhã, precisamente, um poema que fala do Eu perante o Eu.
    beijo

    ResponderExcluir
  16. é amada minha,poucos são os que tem coragem de dar a cara pra bater...
    A melhor coisa que tu fazes na vida sabe qual é? esta coisa de ser gente...bem difícil hoje em dia!

    Te amo....

    ResponderExcluir
  17. .

    Sempre uma maravilha aos olhos e a alma passar por aqui e ler teus lindos textos.

    Mais uma vez,encheste meu cantinho com teu perfume, menina flor. Sua presença traz alegria e sorrisos.

    Estou em dívida contigo. Apareço. Me espera.


    Um grande sorriso pra ti

    =)


    .

    ResponderExcluir
  18. Erkah...

    Lindo texto, como sempre.

    Menina, é difícil se reconhecer, se aceitar, e principalmente, segurar nossas mãos e nos deixar levar. Mas, quando conseguimos, é libertador... Não é atitude para qualquer um... Muitos de nós, vivemos escravizados pelas aparências, tomamos atitudes quase que suplicando aprovação. No fim das contas, o que vale realmente, é a paz consigo mesmo.

    Esse tema, rende muito...
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Lindo texto!
    Realmente hoje em dia a coisa mais difícil de se encontrar é originalidade!
    As pessoas se rotulam ser o que na verdade não são, nunca foram e nem conseguirão ser...
    Elas plagiam, forçam e no final de tudo se perdem no buraco vazio da ilusão que caíram.
    Parabéns por ser diferente das milhares que não possuem personalidade, pessoalidade e originalidade.
    Somos originais e isso é o que nos torna diferentes!
    =)

    BjãO linda!
    Passa la no meu blog qnd puder...

    ResponderExcluir
  20. Cheguei aqui através do blog da Em@, e ainda bem que o fiz.
    Agradam-me as palavras arejadas.

    ResponderExcluir
  21. Erikah, minha linda, eu também gosto do que foge desses padrões que alguém disse que seriam os certos. Gosto do que é original, essencial.

    Beijos, querida.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  22. Erika flor!

    Chega a doer em mim de tão lindas tuas palavras, tão verdadeiras e acima de tudo tão cheias de sentido pelo o que estou vivendo neste momento!

    Vc é uma benção, sabia?! Obrigada por ser assim, verdadeira, transparente e amiga..

    Sinto Lispector em tuas palavras e isso é delicioso e me dá vontade de morar aqui (pode?)
    rs..


    Abraço de Pele!

    ResponderExcluir
  23. É uma pena Erikah, que as pessoas tenham que viver com máscaras para demonstrarem o que são, e a sinceridade onde está, o verdadeiro sentimento. A vida feita de atrações e desejos, se torna uma constante descoberta!
    Um beijo da Ju

    ResponderExcluir
  24. Amiga, é impressionante a capacidade que vc tem de descrever sentimentos com as palavras certas! Esse texo teu foi um dos que mais mecheram cmg. Concordo em cada virgula, ponto, paragrafo.
    Infelizmente, no nosso dia-a-dia, estamos rodeados de pessoas hipocritas, fingidas... salvo raríssimas excecoes!
    Que tu tenhas uma semana iluminada pelas cores do amor, pela luz do sorriso de quem mais amas e perfumada pelas flores que estao no teu caminho.
    Beijos e uma semana deliciosa! :)

    P.S.: Vou levar esse teu texto pro meu blog qq dia desses! :) Posso? Beijos

    ResponderExcluir
  25. Acho que uma outra utilidade da nossa emoção escrita e descrita nas palavras é a de fazer com que o leitor se identifique também neste universo de sentimentos e cognições. E foi isto que aconteceu comigo aqui... em todas as palavras suas, de Caio, de Oscar.

    "eu gosto é do confuso, do torto, do desajustado, do que é estranho, imperfeito, bagunçado"

    mesmo encontrando um pouco de autodescrição minha, às vezes acho que gostamos de tudo aquilo que é demasiadamente autêntico, e, daquilo que ainda não está pronto, daquilo que se permite mudar, transcender!

    ah, minha querida. obrigada!
    um texto de inconformidade, amei!

    ResponderExcluir
  26. .

    Pois que a menina flor é uma das fontes de luz que me ilumina.

    Deixaste lá teu brilho e teu perfume de flor.


    Te abraço forte... com carinho.

    .
    .

    ResponderExcluir
  27. Érika, não conheço ninguem que conhece e enxerga a alam humana com todos as suas emoções e existencialismo, como vc...
    Ler o seu post, foi como um bálsamo, para o dia que vivi hj.
    Te amo, e te admiro cada vez mais
    intensamente sincera
    Glorinha

    ResponderExcluir
  28. DECEPÇÃO NÃO MATA (SENÃO JA ESTARIA MORTA) AO CONTRÁRIO NOS FORTALECE.
    PREFIRO MIL VEZES A ENERGIA DA RAIVA Q NOS MOVE, QUE A DA TRISTEZA QUE NOS FAZ QUERER MORRER....

    ResponderExcluir
  29. Olá, querida! Sou sempre pela autenticidade...
    Ser autêntico, não é qualquer ser que consegue.
    Muitas vezes, é melhor esconder-se atrás de uma máscara, do que encarar as pessoas de frente, ou seja, ser quem vc é... Esse, pode ser o caminho mais dolorido, mais solitário, com menos amigos, mas com certeza será o caminho mais criativo, mais original possível. Ser diferente, reflete na sua personalidade, no seu caráter...
    Isso é que faz toda diferença...

    Gosto do seu estilo...
    Um Beijo

    ResponderExcluir
  30. Acho a verdade um conceito demasiadamente subjetivo.Não abraçaria uma verdade que comprometesse a minha sanidade.Não defendo estereótipos,cultuo a diversidade dos "estares".Tendo sempre em perspectiva que tudo posso,contudo,nem tudo me convém.Bjosss...Érikah.

    ResponderExcluir
  31. Passei pra ver as novidades. Deixo um gde abraço e um montão de bjs pra você

    ResponderExcluir
  32. E essa mácara muitas vezes se torna a comodidade da vida...mais facil aceitar, menos complicado entender...

    bjinhus...

    ResponderExcluir
  33. kkkkkk... vc viu o meu gato???

    Transmutei meu amor em gato, para as garotas não ficarem com inveja,

    brincadeiras, á parte, é bom voltar a normalidade, e sentir que tenho uma rede de amigos virtuais, apesar de pequeninha, mas forte e que passa uma energia sem precedentes para mim!


    Vc é essencial*.*

    ResponderExcluir
  34. Muito lindo seu cantinhoooo....
    ja estou te seguidoooo.....
    Párabéns!!!
    Pétalas de sorrisos pra vc *.*

    ResponderExcluir
  35. Amora ,originalidade são para poucos,muitos ainda não conseguem ser si mesmo etentam copiar o outro......
    Seu cantinho está maravilhoso de poemas.... verdades....
    Amo vc amora♥

    ResponderExcluir

Palavreia aqui você também!
Faça-se palavra!